quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reta Final - 2ª Parte

[29º Dia] 05/07/2010
Ontem a professora passou uma música do Toquinho no começo da aula para eles ouvirem, interpretarem e destacarem algumas palavras que ela pediu. Depois seguimos para a bendita apostila!
Essa apostila do Projeto Fórmula da Vitória é muito bem intencionada, mas o desenvolvimento é meio complicado. A primeira era de charadas e piadas e apresentava as letras, esta segunda é de poemas e apresenta textos curtos. Ok! Ótima ideia! Alfabetizar alunos com poesia, mas a seleção dos textos ficou devendo...há poemas simples e de fácil entendimento, mas outros que nem eu nem a professora conseguimos entender. Segue exemplos:

A música da Morte, a nebulosa
estranha, imensa, música sombria,
passa a tremer pela minh’alma e fria
gela, fica a tremer, maravilhosa…
Onda nervosa e atroz, onda nervosa,
letes sinistro e torvo da agonia,
recresce a lancinante sinfonia,
sobe, numa volúpia dolorosa…

Cruz e Souza

Música da morte?? Letes sinistro? Volúpia dolorosa?! Tem mais...

Vozes veladas, veludosas vozes,
volúpias dos violões, vozes veladas,
vagam nos velhos vórtices velozes
dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
Cruz e Souza

Perceberam? A ideia nesse último era trabalhar o fonema "V". ok! Mas Volúpia dos violões? Vórtices? Vulcanizada?!?! E pra fechar...

Dê-te estrelas o céu, flores o solo,
Cantos e aroma o ar e sombra a palmar.
E quando surge a lua e o mar se acalma,
Sonhos sem fim seu preguiçoso rolo!

Antero de Quental

Até hoje to pra entender: o que é "sonhos sem fim seu preguiçoso rolo"?!?!!

Entenderam o que digo? Os poemas tem até sua beleza, e não é sobre isso que to discutindo aqui, a questão é que pra uma turma que até a poucos meses atrás não sabia o que era um "A" ou um "B" e já entrar em poemas de falam de vórtices, músicas mórbidas, volúpias e um preguiçoso rolo (juro! se alguém tiver entendido esse último, deixe um comentário me explicando, ok?)
E não para por ai, esses foram o que consegui copiar pra postar, mas há outros um tanto herméticos para uma turma de alfabetização.
Espero que esse projeto tenha uma ficha de sugestões, porque, como já disse, todo o discurso é muito bacana, mas fica um pouco fora do alcance da maioria e desperta a desatenção. Sorte que a professora tem um grande jogo de cintura perante essa poesia complexa. Ela saca um dicionário do armário, propõe uma interpretação com a turma e acaba aproveitando alguma coisa. Só fico pensando qual será a proposta da 3ª apostila...
Talvez numa turma como essa os poemas fizessem mais sucesso!

2 comentários:

Marcelo disse...

Na de Antero de Quental:

O céu lhe dê estrelas, o solo lhe dê flores
O ar lhe dê cantos e aroma, o palmar lhe dê a sombra
E quando surge a lua e o mar se acalma
O rolo preguiçoso lhe dê os sonhos sem fim
_________
Bom,acho que esse rolo preguiço deve se referir a um travesseiro. "O travesseiro lhe dê sonhos sem fim". Preguiçoso porque não sai da cama (rss), e rolo porque é o formato do travesseiro.


Também não entendo os critérios utilizados para a escolha de muitos textos que vejo em livros didáticos. Parece haver uma preocupação com a escolha de bons textos - o que é louvável -, mas nem sempre o texto parece ser adequado ao objetivo em foco.

Sério mesmo que você vai parar de postar? =/

Abraço!

Diego Domingues disse...

Nossa! O rolo preguiçoso era um travesseiro?! :-O
hehehe, no próximo post comento o possível fim do blog! to terminando um trabalho de linguística aqui! ;-)

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