sexta-feira, 14 de maio de 2010

Buzz Lightyear e o Movimento de Translação

[6º Dia]
O insólito título é só pra tentar resumir o dia. Determinei que esse blog terá o prazo de 1 mês, exatamente por saber que depois de um tempo os assuntos ficarão repetitivos e acho que esse período é o necessário pra me adaptar e para as novidades se esvairem.
Cheguei um pouco atraso devido a um engarrafamento, mas acho que ninguém percebeu, fui para o auditório e a professora estava passando o filme Toy Story para os alunos. É incrível como até em momentos como esse eles se distraem, conversam sem parar e criam confusão, até durante um bom filme numa sala com ar condicionado eles ficam inquietos.
Minha mãe, que também é professora, disse que provavelmente alguns alunos se comportam dessa forma por não ter voz fora da escola, serem repreendidos e não ter oportunidade de expor o que pensam, então no colégio é essa algazarra, um modo de expressão simplesmente, bem desordeiro, mas um modo de expressão de jovens adolescentes querendo se comunicar a todo tempo e com todos que puderem.
Depois do filme, eles fizeram uma interpretação da história e tentaram montar frases com palavras-chaves que a professora colocou no quadro. Nesse momento fiquei ajudando 3 alunos ao mesmo tempo, naquela mesma questão de sempre, eles até sabem ler e escrever, mas tem um medo tão grande de errar que é como se não soubessem, então fiquei no meio de um círculo de cadeiras com os três, incentivando-os o tempo todo a pensar por conta própria e quando erravam dizia "lê de novo essa frase. você acha que tem algo faltando? O que? Onde?", ao lerem o que acabaram de escrever, percebiam o erro e eles próprios se corrigiam. Um trabalho de paciência acima de tudo.
A última cena do filme é durante o natal, um aluno perguntou porque lá nevava e aqui não, foi o pretexto para a professora, depois do intervalo, entrar com um pouco de geografia. Ajudei-a na explicação dos movimentos de rotação e translação com o uso de um mapa e um globo terrestre para eles compreenderem o porque dessa diferença de estações e porque enquanto é dia em um lugar em outro é noite. Eles ficaram interessados, perguntaram de um tudo e depois foram embora.
A semana começou bem, o meio foi caótico e apesar de derrapagens, consegui concluir de forma bem tranquila. Que venha o final de semana para poder descansar um pouco, por em ordem a rotina da faculdade e se preparar para a rotina do estágio, até agora saldo positivo na maior parte do tempo, espero que assim permaneça!

Lição da semana: o importante não é voar, é saber cair com estilo! ;-)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 ESTAGIORAMA. All rights reserved.
Blogger Template by
BlogBlogs.Com.Br