sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Conselho de Classe

Alunos dispensados e professores reunidos para uma avaliação do bimestre.
Chego as 12:40h, vou direto para a sala dos professores, aquele ambiente que até então tinha receio de passar perto e agora vou entrando e sentando no sofá que tem lá numa boa. Os professores vão chegando aos poucos, alguns cumprimentam, outro não e as 13h começa.
Vamos todos para o auditório e nos posicionamos ao redor de uma mesa cumprida, cada qual munido de seus diário de classe (menos eu, é claro!). Me sento próximo da ponta, embora não me sinta confortável de estar numa reunião onde não farei nada além de assistir.
Seguindo um ritmo não muito cadenciado é feita uma avaliação global de cada aluno, com base nas avaliações individuais de cada professor, o formato de avaliação é baseado em letras e funciona assim:

MB  (muito bom)-  8,0-10,0
B (bom) -  7,0-7,9
R (regular) - 5,0-6,9
I (insuficiente) - 0-4,9

- O que vocês acham do aluno Fulano?
- R! / - R! / - R / - B... /  - I!
- Na média então "R" pra ele? Todos de acordo? Então fulano fica com "R" na avaliação global.

Às vezes algumas observações e sugestões são feitas  de casos específicos de determinados alunos e assim o conselho segue por aproximadamente umas 3h. Na hora da prof. Margareth explicar para os outros como funciona a turma que ela dá aula, ela cita a meu trabalho no auxílio dos alunos como "uma ajuda que caiu do céu!". Fico feliz pelo reconhecimento!
Vejo esse encontro com uma catarse dos professores, muitos aproveitam para dividir suas opiniões sobre os alunos, sobre a escola, sobre as várias dificuldades que encontram, eventualmente uma graça é dita e as conversas seguem,entre MBs e Rs, muita risada e café, pela tarde toda.
Conheci hoje uma senhora muito gente fina chamada Deise. Ela é responsável por uma turma que atende crianças com necessidades especiais na escola, ficamos conversando sobre nossas opiniões sobre a escola, sobre os alunos, ela me pergunta o que to achando do colégio e eu pergunto mais sobre o que ela faz ali. Foi um papo informativo e ajudou a distrair!
As 16:00h me liberam, Deise foi comigo até próximo ao ponto de ônibus, no caminho rimos um pouco das situações inusitadas do colégio, nos despedimos com um "prazer em conhece-lo" e mais um dia de estágio termina!
Cada dia é um aprendizado novo sobre os meandros do funcionamento de uma escola, o dia foi tranquilo, fiquei basicamente fazendo rabiscos e anotações enquanto todos falavam.
Minha primeira semana: saldo positivo!
E eu termino sem saber concluir direito um texto com esse, vou finalizar então da maneira mais fácil, com um ponto final, assim.

Pela combinação de heroísmo e gaiatice do ambiente, estava praticamente uma reunião dos Superamigos na Sala de Justiça!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 ESTAGIORAMA. All rights reserved.
Blogger Template by
BlogBlogs.Com.Br