segunda-feira, 3 de maio de 2010

Primeira Impressão

[1º Dia]
Hoje foi o derradeiro primeiro dia como estágiario. Cheguei por volta de 11:30h e fiquei esperando quase uma hora até a turma e a professora chegarem. Logo no início a responsável pela turma, prof. Margareth, venho conversar comigo e perguntar se eu já estava ciente de como era a turma, respondi que sabia que era uma turma "complicada" e que teria que ter paciência, ela franziu a testa como quem pensa: "é só isso que te passaram?" Então perguntei se poderia nesse primeiro dia apenas assistir, como um aluno, para ver qual era a dinâmica da turma e como funcionava a rotina das aulas, ela foi muito simpática e disse que tudo bem!
Chegando na sala me surpreendi um pouco com os alunos, imaginei-os mais velhos, mas a maioria tá na faixa dos 14-16 anos, eram em torno de 18 alunos. A professora me apresentou como o professor Diego (glup! professor?!), depois me apresentei, disse que era um estagiário, que estava ali para auxiliar a professora e que qualquer coisa que precisassem era só falar comigo. Reação nenhuma. Fui para o fim da sala e lá fiquei assistindo o desenrolar desse dia.
A expectativa é algo terrível. Noite passada mal consegui dormir, toda hora acordando, me imaginando diante de um pelotão de fuzilamento, tentando elaborar algum discursso convincente de apresentação e no fim das contas a primeira impressão foi menos pior do que imaginava. Pra quem esperava uma turma "ó do borogodó", até que foi razoável, porém também deu para notar que não será um trabalho fácil.
A turma é bastante heterogênea em sua postura. Alguns são quietos e participam, outros quietos e só, alguns são desconcentrados, outros gritam, xingam, a maior dificuldade que percebi de cara, e se manteve por toda a tarde, foi a rapidez com quem se distraem. Às vezes  há um momento de silêncio na turma durante algum exercício, mas dura poucos minutos e já recomeça toda a bagunça. Não é uma turma maldosa, encrenqueira, são antes de tudo crianças com carência de atenção, tentando se autofirmar de alguma forma e na maioria das vezes, de forma errada.



[Intervalo]
As 15:20 é o recreio. A professora sai, tranca a sala e me leva até a sala dos professores. Chegar nesse ambiente como um "professor" torna tudo muito diferente. Ela me ofereceu um café e ficamos juntos com mais outra professora conversando. Me perguntaram qual minha primeira impressão da turma, disse que esperava algo pior. Uma delas achou graça e eu fiquei sem achar nada. Me explicaram que muitos ali tem problemas que vão bem além do estudantil, alguns bem sérios.
Posso até estar com uma visão romântica demais da situação e acabe saindo de lá frustrado algum dia, mas se eu já chegasse derrotado, tudo seria pior!

[Retorno pra sala]
Depois de 20min. retornamos. Alguns alunos não estão mais lá, nem seu material. Fugiram da escola. A aula é retomada com exércicios de criação de frases e interpretação de alguns textos curtos. Embora a professora nem sempre tenha total controle da turma, percebo que ela se esforça bastante em tentar ensinar a todos. Uma vez ouvi que "ser professor é um sacerdócio". E é! Não se pode entrar nessa de brincadeira, porque ou você pira ou se torna um profissional medíocre contando as horas pra aposentadoria.
Alguns alunos ficam me olhando com curiosidade a todo momento, me perguntaram duas vezes quanto tempo eu vou ficar ali. Não sei se minha presença estava incomodando ou se eles percebem que uma pessoa a mais pra ajudar seria bom pra turma, em todo caso, tentei ser o mais sincero possível, sem subestimar, nem infantilizar ninguém, mantendo uma postura séria, mas não pedante.
No final expliquei todos meus pontos de vista para a professora e sugeri formas de ajudá-la com a turma, ela me pareceu aliviada com um auxílio. A aula acabou e por volta de 16:50h, me despedi e fui embora.

[Conclusão]
Se eu estou fazendo uma faculdade de Letras, eu preciso ter o pé no chão e perceber que o caminho mais óbvio, embora não o único, é que eu venha a me tornar um professor. Essa experiência vai ser fundamental pra ver se estou no caminho certo ou não e com isso decidir melhor meu futuro profissional.
Primeiro dia: ok!
Vamos ver o que os próximos dias reservam!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 ESTAGIORAMA. All rights reserved.
Blogger Template by
BlogBlogs.Com.Br