quinta-feira, 27 de maio de 2010

Constatações sobre o aluno e um acidente de percurso

[14º Dia]
Dia atípico. A professora me ligou dizendo que poderia se atrasar, eu disse então que ficaria com a turma , sem problema.Decidi passar contas de matemática de somar e subtrair, porque como já disse, embora seja uma turma de alfabetização focada em leitura e escrita, as noções de outras matérias também são passadas, só que em menor quantidade, é claro. Muitos tem dificuldade em contas de subtrair, o velho caso do "pega um emprestado, devolve" é complicado para o entendimento de alguns, tentei reforçar então essa parte de maior dificuldade.
Aluno é um ser do contra, isso to constatando dia a dia. No começo até levava pro lado pessoal uma crítica, um "aah professor, deixa de ser chato!", só que hoje vi que a ideia da maioria é questionar figuras de autoridade, seja quem for, até mesmo um pobre estagiário. Quando cheguei uma aluna gritou pra mim e rolou o seguinte diálogo:
- aah! eu não vou pra sala não, porque quem dá aula pra gente é a professora, não você! >:(
me aproximei dela com cara séria e perguntei com a maior calma possivel:
-o que você falou, Fulana?
-To brincando professor! Já to subindo! :)
- Ok!
A aula seguiu tranquila, outro ponto importante da personalidade de um aluno é que eles adoram receber visto, adoram ser valorizados e enaltecidos em seus acertos (quem não gosta?), então na hora da correção, decidi fazer uma lista no canto do quadro de quem se candidatava a ir fazer as questões lá na frente de todos. Corrigimos juntos: eu, o aluno que estava no quadro e a turma ajudando na correção, dessa forma todos participaram, até os tímidos que não quiseram ir na frente. Os que conseguiam encontrar a resposta da conta mostravam pra toda turma que sabia, se valorizando. Funcionou. No meio da aula já tinha aluno que não fazia nada querendo ir lá na frente, e até os que não sabiam muito de matemática foram com um colega pra ajudar, dessa forma a turma ficou interessada, houve cooperação entre alguns pra chegar no resultado juntos e acabaram aprendendo um pouco mais.
A professora chegou em torno de 40 min., passei o comando pra ela e fui pro final da sala acompanhar a aula e auxiliar os que estavam com dificuldade, como de praxe.
Uma coisa que não contei, mas aconteceu antes disso tudo foi que torci o tornozelo descendo do ônibus, dei a aula toda com o pé machucado, no intervalo pedi dispensa pra professora, que muito solícita, disse que eu podia ficar a vontade e ir embora, chegando em casa fui pro hospital ver o que tinha acontecido, porque depois que parei aquele corre-corre da sala, o músculo esfriou e começou a doer muito.
Resultado: um enchaço absurdo, imobilização da perna e um atestado de sete dias.
Dificilmente cumprirei esse atestado até o fim porque parece que segunda-feira terei que segurar a turma sozinho, mas vou ficar de repouso até lá pra ver se melhora alguma coisa. No mais, nada mais!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 ESTAGIORAMA. All rights reserved.
Blogger Template by
BlogBlogs.Com.Br