segunda-feira, 10 de maio de 2010

Conquistando a confiança

[3º Dia]
Hoje a aula começou com a professora distribuindo folhas com sílabas aleatórias que os alunos teriam que recortar e montar palavras. Percebi que o trabalho manual prende a atenção dos mais agitados, ter algo para fazer que exige dedicação, paciência e atenção é importante pra sossegar a rebeldia de alguns, e ai está um ponto-chave numa boa aula: prender a atenção.
Com os mais novos: trabalhos manuais, em grupo, de confecção de algum projeto são bem vindos e com os alunos mais velhos (e ai eu me incluo) uma aula tem que ser participativa, em alguns casos se disfarçar de um bom debate, quebrar a monotonia, porque por mais bem intensionado que seja o professor e o aluno, ficar apenas sentado, escutando, depois de um certo tempo fica cansativo. É preciso propor algo diferente de apenas ouvir e hoje percebi que funciona, tanto pela experiência no estágio, quanto pela minha experiência nas aulas da faculdade, as melhores são as que o professor expõe a ideia e pede opiniões, divide com o aluno a palavra, põe o para pensar e não apenas aceitar o que é passado.
 Um fato aconteceu logo no começo do dia e me deixou surpreso. Cheguei, fui para o final da sala, como sempre e fiquei lá entre duas cadeiras vazias, quando a professora terminou a explicação do exercício, um aluno, que considero um dos mais agitados, se aproximou, sentou do meu lado e pediu ajuda no dever, logo depois um outro, também muito inquieto, se aproximou e ficou olhando, então perguntei se ele não queria se sentar próximo também, ele me olhou com um pouco de desconfiança, mas aceitou. Pegou sua mochila que estava lá na frente e ficou do meu lado recortando as sílabas da folha. Durante o recorte ambos permaneceram bem quietos, esse que chegou por último tem mania de ficar circulando pela sala o tempo todo e às vezes atrapalhando o dever dos outros, hoje ele ficou concentrado, perguntava toda hora pra mim "professor! tá certo?", fez tudo que foi proposto e no final teve a iniciativa de ajudar a varrer a sala pra limpar os papéis picados que ficaram espalhados.
Foi um comportamento curioso e é interessante perceber como certas atitudes, como ser atencioso, são percebidas pelos alunos e os ajuda no aprendizado.
No intervalo, durante o café, a professora Margareth perguntou se eu poderia segurar a turma sozinho na quarta-feira (próximo dia de aula, já que as terças não tem aula de português), fiquei receoso com a proposta, mas tentei aparentar tranquilidade e aceitei o desafio.
Do momento que sai da sala até chegar em casa, e agora mesmo enquanto escrevo isso,  fiquei pensando mil maneiras de elaborar uma aula dinâmica e atrativa que prenda a atenção de 20 alunos inquietos por 4 horas. Tarefa complicada, mas uma boa oportunidade de testar paciência e competência. Se eu sobreviver, posto o resultado.
Foto: Filme Laranja Mecânica. Se nada der certo para prender a atenção deles, há sempre o método Ludovico. ;-)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 ESTAGIORAMA. All rights reserved.
Blogger Template by
BlogBlogs.Com.Br