segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sobre todas as coisas

Desde o começo tentei ser regular nas postagens, mas semana passada foi uma sucessão de acontecimentos, compromissos, trabalhos da faculdade pra entregar que acabei não postando os relatos de quinta e sexta, enfim...vou tentar fazer um breve resumo!

[10º Dia]
Quinta-feira tudo correu bem. E já percebo a rotina se revelando, não que isso seja ruim, pelo contrário, os alunos vão ficando mais a vontade com minha presença, a maioria não se intimida mais em me chamar e alguns, os mais desprendidos, já me pedem bala, como se eu tivesse obrigação em ter: "poxa tio! nao tem bala hoje não? Aahh!" . Pois é! No final do dia um aluno problemático me abordou na saída e quis me acompanhar até o portão da escola, estranhei, mas fomos juntos, foi quando percebi que ele queria alguém pra ir até a rua  porque alguns meninos de outra turma, com quem implica, queriam bater nele na saída. Disse que iria até a esquina, porque era meu caminho mesmo, mas depois ele teria que ir sozinho, ser responsável pelo que faz, se arrumou confusão, dessarume-a então!
Esse aluno é complicado.  Atrapalha bastante a aula, é um dos mais velhos e também o mais atrasado, conversei com a professora sobre a possibilidade dele ir para um acompanhamento integrado, situação onde alunos com necessidades especiais ou certos deficits ficam, porque ali dificilmente evoluirá algo, como até agora tem sido, veremos o que fazer pra ajudá-lo, mas o pior problema como sempre é que ele não quer ou não está disposto a se esforçar para melhorar. Pena.

[11º Dia]
Sexta-feira, dia de filme. Uma aluna levou High School Musical, como de praxe a turma se revoltou por julgar o filme infantil demais, eles precisam sempre ser do contra, porém lá pra metade da exibição estavam cantando juntos e até um aluno bem marrento que disse que aquilo era "filme de bicha" estava mandando os outros calarem a boca pra poder ouvir os diálogos. Eles podem tentar se apropriar de todos os trijeitos, falas e comportamento de jovens rebeldes, independentes e muito maduros, mas são todos ainda crianças e se soubessem disso e aproveitassem essa fase como deveriam as coisas seriam bem melhores. Infelizmente disso nunca temos consciência no tempo certo, resta julgar os que também não terão.


[12º Dia]
Hoje. A professora está usando uma apostila com poemas, os alunos copiam do quadro, tentam interpretar e depois produzir seus próprios textos. Durante o exercício de copiar o que estava no quadro, ela e eu dividimos a turma e, em particular com cada um, pedimos para que lessem um texto que tinham copiado na sexta. Com isso estavamos fazendo um diagnóstico do nível que eles estão de leitura e compreensão.
A heterogeneidade da turma salta aos olhos. Alunos com dificuldade de reconhecer uma sílaba simples, com insegurança de dizer o que estão lendo, alguns lendo perfeitamente e outros que não estão nem ai e acham muito natural dizer "PÁ", quando eu peço para lerem  a sílaba "FI".
Depois dessa verificação, conversei com a professora e ela me disse que, embora alguns resultados bem abaixo do razoável, a turma está evoluindo em comparação ao início do ano, vamos tentar então separar os alunos em grupos com níveis de dificuldades próximo e passar exercícios específicos para cada situação, vou ver se elaboro algumas folhas personalizadas de dever, cada uma com o nome de um aluno e questões próprias do conhecimento e necessidade deles para resolver em casa.
O dia terminou com eu pedindo para que ela segurasse dois alunos depois da saída para ter uma conversa. Vi que um, que não lê nada, tem o caderno todo feito por outro que lê alguma coisa, ou seja, se baseando apenas pelo caderno vemos um aluno em desenvolvimento, na prática, um aluno estagnado.
Explicamos que não é assim que se ajuda o colega, copiando tudo pra ele, e para o outro que se ele continuar nessa enrolação vai repetir de ano de novo. Bronca dada, eles foram liberados.
Com muito esforço, determinação, fé e uma ajuda de forças ocultas sei que aquela turma terminará o ano com um rendimento bom, mas até agora o processo tem sido dureza.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 ESTAGIORAMA. All rights reserved.
Blogger Template by
BlogBlogs.Com.Br